Vasco

Vasco

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CORREIO DA COLINA - TABELANDO

  “Amigo, em 1973, eu tinha 16 anos (de idade) e fui, com o meu pai e um vizinho nosso, a todos os jogos do Vasco no primeiro turno do Campeonato Carioca. Lembro que, na época, comprei uma revista “Placar” que trazia uma tabela colorida. Preenchia só os resultados do Vasco. Já sou quarentão e gostaria de dar aquela tabela de presente ao meu filho, que segue a tradição de avô e pai, e é vascaíno. (também). Já indaguei a vários vendedores de “Placar”, pela Internet, mas eles todos perguntam pelo número da revista. Você sabe me informar?” Lourenço Mota, da Tijuca-RJ.

Seguinte, Lourenço! Veja, pela Internet, a data dos jogos do Vasco naquele Estasual. Em cima disso, calcule a data que a revista pode ter publicado a tabela. Com certeza, semanas antes do início da disputa. Como as edições eram semanais, se você trabalhar com umas quatro semanas a partir da primeira rodada, terá de compra umas 12 revistas antigas, pra tentar "a tal". Normalmente, os caras vendem “Placar”, por R$ 30 reais, em média. Logo, não é bom negócio comprar uma dúzia no escuro. Vamos fazer o seguinte: como o “Kike” tem uma vasta coleção de “Placar”, vai tentar achar esta tabela pra você. Se achar,  tira uma xerox e lhe envia. Mande o seu endereço, ok? Depois, você paga uma cachaça pra gente, tá valendo? E vamos torcer para que o seu neto seja, também, mais um cruzmaltino, cruzcristense, vascaíno.
 
2 - Um leitor perguntou quais jogadores do Vasco haviam passado pela Portuguesa. Eu, também, torço pelos dois times, pois sou filho de portugueses. Nasci em São Paulo e, aos 17 anos, a minha família mudou-se para o Rio de Janeiro. Atualmente, trabalho em Criciúma-SC, mas não deixo de ser vascaíno e luso. Estou enviando uma foto encontrada em minha coleção da "Gazeta Esportiva" em que aparecem, na linha (agachados), Ipojucan ao lado de Edmur. Quem está nesta foto também é o massagista Mário Américo (camisa azul)". Joaquim Andrade.     

Ipojucan está ao centro, com Edmur a sua esquerda
Valeu Quinca, pela colaboração.  Ipojucan, vascaíno, por dez anos (1944/1954), depois de 413 jogos e 225 gols, foi exibir o seu talento ao lado de Djalma Santos e de Julinho Botelho, que também estão neste time, que defendeu entre 1955 e 1958. Edmur, também, saiu de São Januário direto para a Lusa, ficando nela entre 1953 e 1957. O glorioso Mário Américo foi para a Portuguesa de Desportos, no mesmo ano que Edmur. É interessante a maneira pela qual ele trocou de clube. Leia no "Kike" de 1º de agosto de 2014. Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário