Vasco

Vasco

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

ADEMIR MENEZES E O 'REI DO TROVÃO'


Ademir Menezes, o terceiro agachado, atuou um tempo por cada equipe
Ouço dizer que Roberto Dinamite, Romário e Edmundo foram os maiores ídolos cruzmaltinos, nos últimos tempos, e que os três já nos enfrentaram. Meu pai é fã de Ademir (Menezes), Vavá, Pinga, Sabará, Bellini e Orlando. Fala sempre deles, principalmente do Ademir, motivo pelo qual colocou este nome em um dos meus irmãos. Sendo assim, acho que o ídolo do meu pai não jogou contra o Vasco. Certo”? Almiro Mello, de Jaboatão dos Guararapes-PE.Pois jogou, Melão! Também, está no time dos "Traidores da Colina". Seguinte: em 1946, Ademir Menezes fez um “passeiozinho” pelas Laranjeiras. Bem antes, rubro-negrava, com o Sport Recife, de onde o Vasco o tirou. Com ambas as camisas, encarou os vascaínos. Mas teve “traição” pior, como descobriu o pesquisador Lucídio José de Oliveira. Conta ele que, em 1954 (faltando dois anos para o final da carreira), Ademir disputou um amistoso, atuando meio-tempo pelo Vasco e a outra metade pelo Tupã Futebol Clube, de uma cidade aniversariante, a 530 km da capital paulista. Mas tinha motivos para “trair”. A plaga fora fundada, em 1929, por um conterrâneo dele, o pernambucano Luiz de Souza Leão.
CONFIRA A SÚMULA: 30.06.1954. Local: Tupã-SP. Juiz: Querubim da Silva Torres. VASCO: Barbosa, Bellini e Elias; Mirim (Amaury), Adésio (Laerte) e Beto; Friaça (Vadinho), Ademir (Iêdo), Vavá, Alvinho e Hélio. TUPÃ: Barros, Vicente, Costa, Marinho, Sorocaba e Benites. Ellison, Mendonça, Ademir, Beto, Ceci e Damas.


EXPLICATIVOS - O jornalista Lucídio José de Oliveira comparece com estes escrevinhados: "Sou agradecido a Gustavo Mariani pela divulgação de minha história sobre o grande Ademir. O meu texto foi escrito com base nas informações me passadas pelo amigo Valdir Appel (ex-gleiro vascaíno) Mauro Prais (maior pesquisador cruzmaltino), complementadas com dados que colhi de parentes, irmão e sobrinho, residentes na cidade do interior paulista".
(foto reproduzida de http://www.papodebola.com.br/pernambucoaqui/20081001.htm). Agradecimento.







Nenhum comentário:

Postar um comentário