Vasco

Vasco

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

ADMIRÁVEL ALMIRANTE - 10

 "Minha primeira vez num estádio, não lembro. Como o meu pai disse que eu tinha seis anos, o  jogo deve ter sido em 1976, embora não me recorde qual foi. A minha primeira lembrança é da semifinal do Brasileiro de 1978, contra o forte Guarani-SP. Não sabia que o time paulista havia vencido em Campinas, por 2 x 0 (estava começando a me familiarizar com o futebol), o que tornou quase impossível reverter no Maracanã, mas, mesmo assim, 101.541 esperançosos torcedores, incluindo eu e meu pai, fomos ao velho Maraca.
Roberto, após um período no Barcleona,
 voltou ao Vasco em 1980
Eu ficava impressionado com o tamanho do goleiro bugrino Neneca, alto e forte. O que me chamava atenção era onde a bola ia quando ele batia o tiro de meta. Subia muito, perto dos refletores do estádio. Lembro dos gols do Zenon, principalmente o de falta (se não me engano, foi o segundo). Como o Maracanã naquela época enchia o meu pai tinha o hábito de ir embora faltando uns quatro, cinco minutos antes, para evitar o tumulto da saída, afinal de contas, eu tinha oito anos e meu pai, cuidadoso, se preocupava com o filho pequeno. Quando estávamos saindo, o Dirceuzinho diminuiu (aos 37 minutos do segundo). Lembro que voltamos correndo para ver se o Vasco empatava. Mas não deu. Aquele gol, vimos depois no Fantástico. Pelo menos, perdemos para um time que seria o campeão brasileiro.
Outra lembrança traumática é do mesmo 1978, no dia do meu aniversário. Decidia-se o segundo turno do Carioca e o Rondinelli fez o gol, de cabeça. Não preciso dizer que "ganhei" um belo presente de aniversário de 9 anos.  Àquele jogo eu não fui, pois estava festejando com a minha mãe. Mas lembro do auê que foi. Imagine, Flamengo campeão, em cima do Vasco e com gol no final.
Como vê, era para ser um vascaíno traumatizado, Mas meu time me deu muitas alegrias, vi muitos títulos (Carioca, Taça GB, Brasileiro, Rio-São Paulo, tudo no estádio, viradas, , como a volta do Roberto (1980) contra o Corinthains; 7 x 0 sobre o Botafogo, em 2001;  gol do Tita (1987); do Cocada (1988), tantos, que ficaria horas recordando. Mas, onde tudo começou foi lá em 1978, com aquelas duas "alegrias". Gustavo Côrtes - Rio de Janeiro.
 
KIKE NO LANCE - Vasco 1 x 2  Guarani de Campinas foi no domingo 6 de agosto de 1978, no Maracanã, com 101.541 pagantes e renda de Cr$  4.176.615 . O mineiro Maurílio José Santiago apitou e os gols foram marcados por Zenon (2) e Dirceu Guimarães. Treinado por Orlando Fantoni, o time vascaíno teve: Mazaropi; Orlando "Lelé", Geraldo, Gaúcho e Marco Antônio; Helinho, Zanatta (Wilsinho) e Guina; Ramon Prnambucano, Roberto Dinamite e Paulinho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário